Noveleiros

Visitinhas

Quem sou eu

Minha foto
Estudante de Ciência da Informação (Bacharelado em Biblioteconomia) pela UFPE. Quando pensei em desenvolver este espaço foi para compartilhar com o leitor o que penso sobre a realidade da nossa cultura em diversos aspectos, seja regional ou nacional. Minha pretensão não é agradar a quem lê, e sim mostrar o que sinto, as pesoas gostarem é conseqüência...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"Cada Volta é um Recomeço"


Depois de um longo tempo sem bloggar, volto com esta novidade maravilhosa...


Simplesmente Helena
 De Carolina Kotsho
Confesso  que como leitora e profissional da Ciência da Informação, na área de Biblioteconomia e jornalista, a princípio não me interessaram em adquirir nem para mim, nem para as bibliotecas onde trabalhei desde o seu lançamento, não que eu tenha subestimado a obra, mas sim por ter outras ocupações no momento e achei que seria basicamente o roteiro  do filme Dois Filhos de Francisco... Este livro veio parar em minhas mãos  no dia 14.02.2011 como parte de um kit que ganhei  através de uma “ação do @zcloficial” no natal de 2010, Que cada fã que adotasse uma cartinha na campanha dos correios do Papai Noel ganharia um kit. Participei desta “promoção” com a ajuda de Filipe, pois na época eu não tinha tempo de ir a uma agência dos correios aqui em Recife, porque estava trabalhando no horário de funcionamento da agência.
Pensei em algo do tipo procurar uma carta de alguém que quisesse livros ou material escolar, nem me lembro ao certo do nome da criança, mas o presente chegou e participei da campanha...  O kit chegou no endereço de Filipe, e ele veio no mesmo dia trazer para mim no trabalho, a curiosidade era imensa, de saber o que tinha no tão falado kit. 
Enfim a curiosidade passou pois em uma caixa de um tamanho um pouco maior do que uma caixa de sapatos, havia um cilindro de papelão com imagens de divulgação do DVD Duas horas de Sucesso, e dentro haviam um DVD, um relógio digital de mesa e o livro Simplesmente Helena. Já que fazia parte do Kit e eu não tinha nenhum dos itens, comecei pelo livro, já que eu conhecia o DVD.
Comecei folheando, achando ainda assim que não iria ler naquele momento, mas entre uma folheada e outra, decidi então ler, acabei por devorar o livro, lia em tudo quanto era lugar, até em pé em fila de banco... Finalmente terminei.
Realmente a primeira impressão que tive foi de um roteiro do filme, de cenas que não foram à tela, e que se completavam com cenas que vi no cinema e diversas vezes em casa, mas, com o desenrolar da leitura, eu fui percebendo que mesmo Seu Francisco sendo o Maior  Marketeiro da carreira dos filhos famosos, mas Dona Helena foi a Pedra Fundamental. Uma narração em primeira pessoa, como a autora mesma diz, é a história de Dona Helena contada por ela mesma, sob o olhar de uma outra pessoa, sendo fiel às estruturas de várias vidas.
Fui me envolvendo com a leitura  de uma maneira única, pois quando vi o Filme Dois Filhos de Francisco na pré-estréia em, 2005, pela primeira vez, me senti como se estivesse lendo algumas ou muitas das revistas que comprava quase que semanalmente para acompanhar não só a carreira mais a vida de Zezé Di Camargo & Luciano, com o livro não foi diferente, era a história que o verdadeiro fã conhecia, mas contada em detalhes por personagens reais que estava ali desde a sua gênese.
Não é uma  ou mais uma história qualquer de alguém que chegou ao sucesso, é a história de um Brasil que está presente às nossas vistas e muitas vezes fingimos não conhecer... A trajetória de quem sonhou e não desistiu por empecilhos da vida, mas de alguma maneira teve apoio da família, mostrando seu valor na sociedade, na formação do indivíduo. Sou suspeita em dizer que admiro muito  esta família através dos seus filhos famosos Zezé & Luciano. Entendi parte do que muitas vezes tentei entender, principalmente em relação ao Luciano,  quando muitas pessoas simplesmente o julgavam sem conhecer a pessoa simples e sensível que é, um ser humano maravilhoso. Dou também este crédito ao Emanoel, que há pouco tempo, mesmo tendo trocado algumas palavras com ele em algum dos shows de Zezé & Luciano. Por fim, carinho respeito e admiração não surgem do nada e sim de caráter. A cada página que lia era como se eu estivesse ouvindo a voz da Dona Helena me contando cada linha daquela história, e nascia em mim uma vontade imensa de conhecer esta senhora que nunca desistiu de lutar por uma vida melhor para seus filhos.
Era algo que eu não sabia nem explicar, nem sei... Engraçado que faltando dois dias para finalizar a leitura, eu sonhei com três de seus filhos.
O livro é um testemunho não religioso, mas de vida, de gente que sempre soube o que é trabalho e nunca se acomodou com o sucesso.
                Helena Camargo, a Estrela da vida de seus filhos!!!
Tati Gomes

Nenhum comentário: